“Puresta cidade”

Depois do interregno distópico sofrido pela Cultura, e pela Música em particular, os Trabalhadores concluíram que já era altura de voltar a contagiar a maralha com o seu bom humor e irreverência, da maneira que melhor sabem e conseguem fazer. No intuito de evitar a antiutopia prognosticada pelas elites governantes, viajaram com “armas & bagagens” ainda mais para Norte, ao paraíso das rias e, em terras “dos seus irmáns Galegos” começaram a trabalhar neste novo álbum que está prestes a ver a luz do dia. O “Objecto” começou a tomar forma logo nas últimas semanas de 2022 e, com a diversão por tapete, as canções fluíram, todas tocadas em sessões ao vivo, como se fossem concertos em pleno confinamento. Afinal tínhamos sacado ilações e até ideias de tudo aquilo, já vereis.

Desta forma e para cumprir com o prometido, os Trabalhadores publicaram, no dia do seu 43º Aniversário – 1 de Maio de 2023 – uma primeira canção para ir “adussando os queixos ó pobo”, Na Desportiba, em formato digital e distribuido por todas as plataformas e, também um video realizado pelo guru do audio-visual Alberto Almeida.

Chegados a Setembro – também como prometido – cá está o segundo “single” do “Objecto” que nos traz o Miguel Cerqueira na voz e na composição. O Eduardo Canela, sobejamente conhecido e reconhecido da RTP, encarregou-se de lhe dar imagem. E de que maneira.

O Album

“Puresta cidade”, cujo título original era “No fundo da linha”, traz uma lírica feita no final dos anos oitenta, num contexto de convívio social em que todos os dias eu percebia que alguns amigos se entusiasmavam com novas experiências que os deixavam completamente dependentes…

Assisti, na altura, a muitas histórias com desfechos muito diferentes. De certa forma, este tema conta a história de quem percebeu que queria travar a espiral negativa em que se encontrava e voltar à sua vida normal, depois de tudo o que tinha destruído à sua volta: a família, o dinheiro, o património e os amigos…

Quando os Trabalhadores decidiram gravar este disco, resolvi pegar no tema e dar-lhe uma roupagem nova, propondo que fizesse parte do nosso trabalho. Todos condimentaram a música de uma forma apaixonada e arranjámos o tema, que eu queria cantado por uma das pessoas que eu amo ouvir, das várias que temos nesta família… Mas eles não cederam…!

Miguel Cerqueira

O álbum completo, em vinil e/ou CD, mas não só, vai estrear-se a 20 de Outubro. Estejam atentos!

© 2018 Trabalhadores do Comércio