Depois do interregno distópico sofrido pela Cultura, e pela Música em particular, os Trabalhadores concluíram que já era altura de voltar a contagiar a maralha com o seu bom humor e irreverência, da maneira que melhor sabem e conseguem fazer.

No intuito de evitar a antiutopia prognosticada pelas elites governantes, viajaram com “armas & bagagens” ainda mais para Norte, ao paraíso das rias e, em terras “dos seus irmáns Galegos” começaram a trabalhar na que será a próxima obra a publicar. O Objecto começou a tomar forma logo nas últimas semanas de 2022 e, com a diversão por tapete, as canções fluíram, todas tocadas em sessões ao vivo, como se fossem concertos em pleno confinamento. Afinal tínhamos sacado ilações e até ideias de tudo aquilo, já vereis.

Desta forma e para cumprir com o prometido, os Trabalhadores cá estão, no dia do seu 43º Aniversário, a apresentar o primeiro tema (é single que se diz?) para ir “adoçando os queixos ao pobo” , comprometem-se a sacar um álbum completo, inclusivamente em vinil, mas não só, durante o segundo semestre de 2023.

O ÁLBUM

Uma das últimas canções deste álbum a ser composta foi “Na desportiba”.

Vinha eu no carro, já não sei se do Porto para Vigo, ou vice-versa e lembrei-me da “célebre” malandrice do meu amigo Eduardo, que um dia me disse: ‘hoje levantei-me às 6 da manhã e fui correr’. Como tivesse ficado surpreendido com a “valentia” do meu amigo retorqui: Não acredito! Tão cedo?!. Respondeu-me: ‘Fui correr a cortina que estava a entrar uma claridade…!’

Daí à frase “o desporto é salutar, bou correr uma cortina” foi um ápice.

Depois lembrei-me de muitas outras coisas que me intrigam, desde a ideia da disciplina, com a qual sempre tive alguns problemas e da qual sempre duvidei até certo ponto, até à praça Marquês de Pombal, onde não sei se há algum ginásio ou não, mas onde passei muitos bons momentos da minha vida de jovem adulto, logo após a revolução de Abril.

As ideias sucediam-se em catadupa: o típico “atleta” que sai de manhã a passear o cãozinho, sapatinho de pala sem meia, camisola Lacoste e calção ajustadinho. No fim de semana vai com uns amigos fazer um passeio de barco à vela, talvez pela ria de Vigo ou de Arousa ou, simplesmente, pelo rio Douro. Tanto faz. Estas “vedetas” existem em toda a geografia peninsular e não só.

A canção acabou por resultar fresca e saltitante e os restantes elementos dos Trabalhadores, crêem que é o single perfeito para este Verão. Será?

A ver vamos!

© 2018 Trabalhadores do Comércio